11/12/2004

Um inverno de boas intenções...

Apetecia-me ter muito mais paciência do que aquela que tenho.

Um partido político é uma máquina de promoção de ideias em que são discutidas e apreciadas as alternativas que deverão ser submetidas a um rigoroso escrutínio antes de serem aprovadas.
Um partido político é um espaço de intervenção pública onde cada pessoa que dele faça parte, se sente uma peça do xadrez e não apenas uma opinião oca.
Um partido político é um instrumento de formação cívica, em que cada um a seu modo, contribui para mostrar aos outros como fazer mais pelos outros.
Um partido político é uma peça da sociedade e dela recebe as mensagens e sobre elas reflecte e depois esclarece toda a comunidade, emitindo opiniões "educadas" à luz de determinada convicção.
Um partido político é um local onde cada um de sua forma procura fazer melhor em cada dia, para que todos possam estar melhor em cada dia seguinte.
Um partido político é uma casa onde cabem todos os filhos e se presta atenção a todas as dificuldades.
Um partido político é um conjunto de pessoas que não pensam da mesma forma, mas acham que conseguem chegar sempre a soluções.
Um partido político é um espaço em que ninguém está a mais ou é colocado à parte pelos outros.
Um partido político é onde apesar de com opiniões diferentes todas as opiniões podem ser unas.
Um partido político é um sítio onde a opinião de alguém tem igual valor à opinião de outro alguém, mesmo que esse outro alguém não conheça ninguém.
Um partido político é a praça onde todas as pessoas conversam umas com as outras educadamente e em que todas as vozes se ouvem clara e cristalinamente.
Um partido político é um jogo de matizes de uma mesma tonalidade, sem passar nunca pelo cinzento imóvel, mas sempre pelo cinzento de mutação.
Um partido político está para o poder, como o passageiro está para o seu destino, só chegando lá depois de passar pelas mãos de todos.
Um partido político é como um pássaro só com uma asa que, de repente, constroi asas para muitos pássaros.
Um partido político é como uma canção sempre à espera de uma música, mas com muitas letras e muitas ideias boas.
Um partido político é tudo isto, sem tirar nem por, mas sem pessoas lá dentro.

Como pode então haver tanta discórdia e tanto veneno e tanto inferno por coisas causas e almas tão justas, como as que estão num partido político?

Como é que eu devo fazer para aceitar que pessoas sem princípios, sequer maus, possam usar os meus pés para andar e as minhas mãos para fazer e a minha cabeça para pensar por eles?

Como é que eu posso deixar que alguns poucos, muito poucos, sejam suficientemente fortes para pisar muitos, só porque nisso vêm uma oportunidade de comer mais, melhor, mais depressa e antes de todos os outros?

Como é que eu permito isto tudo, fazendo parte de um partido político?

Como?
Comendo um pouco do mesmo pão...


PS - De boas intenções está este inverno cheio.
As hienas riem-se tresloucadas. São as maiores caçadoras e seriam mesmo capazes de derrotar os leões, mas têm medo deles pois eles são maiores e mais possantes, embora menores em número.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?